Notícias

Sem Motorista! Conheça o caminhão autônomo projetado no Brasil, na USP

agosto 10, 2015 Tags: , , ,

Caminhao-Scania-autonomo-brasileiro-feito-na-USP

Talvez só de olhar a sensação não seja a mesma, mas andar em um caminhão deste tamanho sem ninguém sentado no banco do motorista é uma experiência que exige, no mínimo, muita confiança na tecnologia. Nós demos algumas voltas neste modelo 100% autônomo desenvolvido em uma parceria entre Escola de Engenharia de São Carlos, da USP, e a Scania. Foram dois anos de pesquisa e um investimento de um milhão e duzentos mil reais para chegar a este protótipo. Já existem vários protótipos como esse rodando mundo afora. Nos Estados Unidos, por exemplo, um caminhão autônomo já percorreu milhares de quilômetros em estradas de verdade… Um dos fatos mais interessantes desse aqui é que ele foi totalmente concebido e configurado no Brasil, por engenheiros e cientistas brasileiros. Isso, é claro, facilitou o nosso trabalho de tentar esmiuçar os detalhes tecnológicos que movem esse grandalhão.

O caminhão recebeu uma série de itens para que o sistema de automação fosse capaz de controlar todos os movimentos. Em uma primeira etapa, pequenos motores foram acoplados para atuar na barra de direção e nos freios; e um circuito eletrônico foi instalado no comando do acelerador do caminhão para controlar a velocidade.

Na etapa seguinte vieram os sensores. Na frente do caminhão, radares e um par de câmeras em estéreo são responsáveis pela detecção de obstáculos à frente. Essas câmeras simulam o olho humano, captando simultâneamente duas imagens, o que forma uma visão 3D capaz de estimar a profundidade e a forma dos objetos adiante. Um sensor na barra de direção registra os movimentos no volante e as antenas GPS de alta precisão no topo da cabine dão a direção para o caminhão…

O maior desafio dos pesquisadores, no entanto, foi desenvolver algoritmos e softwares inteligentes o suficiente para interpretar, em tempo real, todas essas informações vindo dos sensores. Foi mais ou menos como substituir o cérebro do motorista por um computador. Ao captar as informações do radar, das câmeras e do GPS, o sistema precisa interpretá-las e realizar o comando certo para a manobra em frações de segundo – acelerar, fazer uma curva ou frear.

Apesar de ser assim, tão independente, o objetivo do caminhão autônomo não é substituir o ser humano; longe disso.

De qualquer forma, a partir do momento que mais tecnologia foi embarcada no veículo, a segurança dos passageiros aumentou bastante.

Por se tratar de um protótipo, o caminho para um veículo autônomo de grande porte como este ir para as ruas é longo. Mas o projeto mostra o que é possível ser feito com segurança e abre caminho para novas pesquisas sobre o transporte inteligente, uma tendência mundial irreversível. Só assim, com testes e experimentação, novas tecnologias podem surgir para que a realidade dos autônomos cheguem mais próximo do nosso dia a dia.

A história dos carros e dos caminhões autônomos está apenas em seus primeiros capítulos. Pode ter certeza: em alguns anos, eles serão mais que comuns. E um dos fatores decisivos para a chegada deles tem a ver com a próxima geração da tecnologia celular, a 5G.

Veja a reportagem na íntegra:

Fonte: Olhar Digital via Portal de Notícias UOL


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *