Notícias

Fluxo de pesados cresceu 0,3% em outubro

novembro 13, 2018 Tags: , , ,

O índice ABCR de atividade referente a outubro de 2018 apresentou redução de 0,7% no comparativo com setembro conforme os dados dessazonalizados. O índice que mede o fluxo pedagiado de veículos nas estradas é construído pela Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias juntamente com a Tendências Consultoria Integrada.

“A redução do fluxo total foi ditada pela queda do fluxo de leves em outubro, considerando a série livre dos efeitos sazonais. A retração do fluxo de leves no mês interrompe o crescimento dos últimos quatro levantamentos, período em que se observou uma redução das perdas ocorrida com a greve dos caminhoneiros”, explica Thiago Xavier, analista da Tendências Consultoria. “O quadro de baixo dinamismo dos veículos leves converge com as dificuldades financeiras ainda apontadas pelas famílias em meses recentes”, conta.

Ainda na comparação mensal dessazonalizada, o índice de fluxo pedagiado de veículos leves apresentou queda de 1,1%, enquanto o de pesados elevou 0,3%, ambos em relação a setembro.

“Em relação ao fluxo de pesados, apesar do crescimento no mês, encontra-se abaixo dos níveis pré-greve, mas essa diferença é menor quando se realiza a mesma comparação para o fluxo total e de leves. A ligeira expansão de pesados em outubro contribuiu ainda mais para redução desta diferença, já que os demais índices (total e leves) apresentaram perdas no mês. Entretanto, o comportamento oscilante do fluxo pesados desde a paralisação de maio também evidencia as dificuldades e a lentidão que configuram o processo de retomada da produção industrial”, completa Xavier.

Fonte: Portal de Notícias NTC & Logística

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *