Notícias

Pneus comercial reformados geram economia de R$ 7 Bilhões para transportadoras em 2013

março 19, 2014 Tags: , , , , ,

pneus-reforma-brasil-diminui-custos

Em 2013, o Brasil reformou mais de 16 milhões de pneus, entre recapagens para automóveis e para transportes de carga e passageiros. Só o transporte comercial (carga e de passageiros) consumiu 9 milhões de unidades, o que representou uma economia de R$ 7 bilhões no ano para as empresas do setor. Hoje, quase dois terços dos pneus de caminhões e ônibus que rodam as estradas brasileiras são reformados.

Estes são apenas alguns dos benefícios que o presidente da Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus (ABR), Roberto de Oliveira, destaca da sua atividade. Outro, não menos importante, é o da sustentabilidade.

“Além da economia de petróleo, sem a reforma de pneus seriam jogadas na natureza 1.630 milhões de toneladas métricas cúbicas de CO2”, explica o dirigente.

“Nossa atividade não é poluidora. Os resíduos sólidos são reciclados em cargas para o segmento de produtos de borracha; já os pneus inservíveis são destinados para os pontos de coleta que os encaminham para as cimenteiras, para fabricação de solados, na composição de artefatos de borracha e em asfalto ecológico”.

Atividade consolidada

O “raio-X” do segmento de reforma de pneus será apresentado por Oliveira no PAINEL PNEUSHOW, no dia 25 de abril, durante a feira Pneushow-Recaufair – Feira Internacional da Indústria de Pneus.
Na palestra “O Brasil sem a Reforma de Pneus? Benefícios e Impactos da Reforma no Meio Ambiente e Sustentabilidade do País”, o presidente da ABR discorre também sobre as receitas geradas ao erário público nas três esferas de governo, aspectos sociais da atividade reformadora e questões macroeconômicas.

Com 1.257 empresas destinadas à reforma de pneus e a geração de mais de 40 mil postos de trabalho diretos, a atividade encontra-se consolidada no Brasil. Tanto que mais de 90% das bandas pré-moldadas e camelback, bem como a maioria dos insumos para produção destes importantes componentes, são fabricados no País.

Por conta desta independência das importações, o segmento não sofre diretamente com a política cambial. O impacto vem de uma commodity: “A cadeia do setor é baseada no preço do petróleo. Com isso, a variação do preço do barril, bem como a do dólar, afeta o setor”, explica Oliveira.

Pneushow-Recaufair 2014

Maior evento de negócios do continente a integrar a cadeia completa de produção de pneus – matéria-prima, reforma, manutenção, equipamentos e reciclagem –, a 11ª edição da Pneushow-Recaufair acontece de 23 a 25 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo.

A feira é a principal oportunidade para empresas de transportes, reformadores, distribuidores, centros de serviços, revendedores, usinas, borracharias, indústrias automotivas e lojas especializadas conhecerem as novidades e lançamentos de cerca de 80 empresas nacionais e estrangeiras.

Para Roberto de Oliveira, a Pneushow-Recaufair proporciona aos fabricantes de produtos para reforma de pneus a oportunidade apresentar suas inovações e tendências para dois tipos de clientes: os reformadores e os transportadores. “Para os fabricantes de equipamentos, a feira contribui para mostrar as novas tecnologias”.

Simultaneamente à Pneushow-Recaufair acontece a Expobor – Feira Internacional de Tecnologia, Máquinas e Artefatos de Borracha, maior evento do setor de artefatos de borracha da América Latina, também na 11ª edição.

Sobre o Evento:

PNEUSHOW-RECAUFAIR 2014 – 11ª Feira Internacional da Indústria de Pneus
Data: 23 a 25 de abril
Horário: das 14h às 21h
Local: Expo Center Norte
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo – SP, 02055-000
Site: http://www.pneushow.com.br

Fonte: Assessoria de Comunicação Pneushow e Equipe Transvias


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *