Uma das grandes preocupações em minimizar o custo da operação de caminhões e ônibus é quanto à média de consumo de combustível. Então saiba como é possível economizar.
O que evitar?
* Arrancadas bruscas com o veículo.
* Manter altas rotações do motor.
* Altas rotações do motor durante a troca de marcha.
* Baixas rotações do motor com aceleração máxima.
* Marcha lenta desnecessária (veiculo com velocidade e marcha desaplicada, “banguela”).
* Excesso de velocidade.
* Excesso de peso no veiculo (sobrecarga).
* Trajeto em estradas serranas (geografia do local por onde o veículo trafega).
* Tráfego intenso (centros urbanos, congestionamentos).
* Implementes utilizados (carrocerias baú, tomada de força, bomba hidráulica).
* Falta de manutenção.
Rotações do Motor
Localizado no painel de instrumentos, o tacômetro, ou conta-giros, é o equipamento que irá auxiliar o motorista profissional a economizar combustível. Uma faixa verde no tacômetro indica a melhor faixa de giros do motor para um consumo de combustível menor.
Assim, se as rotações do motor estiverem compreendidas dentro da faixa verde o maior tempo possível, e com o motor tracionado – principalmente em rotações constantes e mantendo essa rotação no meio da faixa verde-, é possível uma melhor relação entre Iorque e consumo de combustível do motor.
Troca de Marchas
Ao realizar troca de marchas, eleve a rotação do motor para que, quando a nova marcha for engatada, a rotação caia para valores compreendidos na faixa verde. A utilização de marchas muito longas para a velocidade que se deseja pode aumentar o consumo de combustível, pois o giro do motor fica abaixo da faixa verde, sendo necessário manter aceleração máxima do pedal do acelerador, devendo o motorista reduzir para uma marcha mais adequada.
Da mesma forma, se a marcha for muito curta, o giro do motor ficará excessivo, devendo o motorista não manter essa marcha e trocar para uma relação acima, em que o giro ficará compreendido dentro da faixa verde do conta-giros. É importante não manter altas rotações durante as trocas de marchas.
Trechos em Subidas
Durante subidas prolongadas, é recomendado manter uma marcha adequada para a velocidade· do veiculo, sendo importante se atentar para que o giro fique no centro da faixa verde, possibilitando uma melhor facilidade para outros veículos ultrapassarem e, com isso, também uma redução no consumo de combustível de até 30%.
Trechos em descidas
Uma prática equivocada em descidas. visando melhorar o consumo de combustível, é a utilização da famosa “banguela” – veiculo com velocidade e marcha desaplicada. Além de ilegal, essa é uma condição perigosa: o caminhão pode atingir velocidades superiores para a qual foi projetado, provocando danos aos seus componentes mecânicos e possíveis acidentes. Ah, e sem economizar combustível, pois o motor estará em marcha lenta, ou seja, consumindo combustível. Nessas situações, o recomendado é manter uma marcha aplicada.
Assim, se o caminhão estiver em velocidade e a posição do pedal do acelerador estiver em neutro (sem carga), a função de corte de combustível estará atuando, ou seja, não estará tendo débito de combustível para os cilindros do motor. Além de ter uma condição de freio-motor para a situação, estará poupando combustível.
Decisões do Motorista
Saber avaliar as condições de tráfego à frente também pode contribuir para um menor consumo de combustível. Por isso, recomenda-se não realizar acelerações bruscas e desnecessárias, principalmente em situações de congestionamento. Não mantenha altas rotações com velocidades excessivas. Aproveite o embalo do veículo e saiba dosar o pedal do acelerador, sempre deixando uma reserva para situações de ultrapassagens. Evite manobras arriscadas com carga total do pedal do acelerador.
Assim, você economiza combustível e faz uma viagem mais segura!
Fonte: Cesvi Brasil
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