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Quando é melhor optar pelo eixo adicional? 8×2 ou 6×2?

dezembro 6, 2018 Tags: , , ,

Configuração derivada dos veículos 6×2 ganha cada vez mais adeptos nas estradas

Versão de caminhão rígido 8×2 é uma solução típica originada nas estradas. Com a necessidade de levar mais mercadorias por viagem sem transgredir a Lei da Balança, o transportador encontrou no implementador a possibilidade de adaptar no veículo um eixo dianteiro adicional.

A configuração 8×2 conquistou o transportador e as fabricantes, que passaram a oferecer a versão com qualidade de fábrica, aspectos nem sempre cobertos nas adaptações feitas em oficinas de terceiros. Sem a homologação da montadora, o veículo corria o sério risco de perder a garantia e o proprietário de pagar por um serviço mal executado.

Ao ter mais um eixo, o caminhão ganha 6.000 kg a mais de capacidade de carga no peso bruto total (PBT). Um semipesado 6×2 do segmento de 23.000 kg, portanto, passa a ter 29.000 kg de PBT.

Mais carga útil por viagem

Na prática, significa aumento de carga útil, o que se traduz em incremento na produtividade, se comparado a um caminhão 6×2. Além disso, o eixo adicional permite distribuir melhor a carga sobre a plataforma, evitando sobrepeso no eixo dianteiro.

O recém-lançado Ford Cargo Power 3031 8×2, inédito na linha da marca, por exemplo, pode levar de 20.726 kg a 20.892 kg de peso líquido, a depender da versão da cabine, se estendida ou leito, ou o tipo de caixa de transmissão utilizada, manual ou automatizada.

Baseado no negócio, o transportador deve considerar os prós e os contras antes de optar pela versão 8×2. Os caminhões 8×2 oferecem mais capacidade de carga, mas tem que ser avaliados se são a solução efetiva para as aplicações rodoviárias no segmento de semipesados.

A configuração 8×2 seguramente proporcionará mais produtividade por viagem, mas também promoverá aumento no custo operacional do transportador. Se comparado ao 6×2, a capacidade de carga maior fará com que o veículo consuma mais combustível. Depois, além de o investimento inicial ser mais alto, a versão traz dois pneus a mais e um sistema de direção complexo, o que impacta nos gastos com manutenção.

É uma conta inevitável que o operador precisa fazer: ter na ponta do lápis se o aumento da produtividade que proporciona o caminhão 8×2 cobre o aumento dos custos que terá no negócio.

Os Caminhões 8×2 são conhecidos pela versatilidade que entregam ao transporte de carga e são indicados para cumprir ampla gama de operações, das médias às longas distâncias rodoviárias, nas rotas entre os fornecedores aos centros de distribuição. Pela capacidade de levar mais por viagem frequentemente atuam com caçambas abertas, tanques, baús e frigoríficos. Têm sido uma ferramenta mais produtiva para autônomos, empresas de carga própria, atacadistas, distribuidores e operadores logísticos. Uma opção a considerar para seu negócio.

Fonte: Portal Estradão, via Portal Estadão (O Estado de S.Paulo)

Comentários

Uma resposta para “Quando é melhor optar pelo eixo adicional? 8×2 ou 6×2?”

  1. Augusto Machado Laudivino disse:

    este novo sistema eu acredito que esta Caminhando para uma tecnologia quanto melhor deste que nós já Conhecemos!

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