Caminhões, carros, caminhonetes ficam presos na lama. Motoristas têm que se ajudar: o que passou, puxa o que ficou pelo caminho.
Dirigir em uma das estradas mais importantes do Norte do país tem sido um desafio para os motoristas.
Bem-vindos à principal ligação entre o Norte e o Nordeste do país: a BR-316, uma rodovia federal, um atoleiro para caminhões, carros, caminhonetes. Na estrada, os motoristas têm que se ajudar: o que passou, puxa o que ficou pelo caminho.
“Estou desde as duas horas da madrugada esperando a ajuda que nunca apareceu. Só esse filho de Deus e esse outro”, contou um motorista.
É de testar a paciência e os braços também. Um dos trechos mais complicados da rodovia é o que fica bem perto da divisa entre o Maranhão e o Pará. Durante todo o dia, o cenário se repete: caminhões atolados, motoristas esperando — os que se arriscam passam com toda a dificuldade.
Quando os veículos atolam lado a lado, fecha tudo e uma fila grande se forma. Homens, mulheres, idosos e crianças têm que se equilibrar na lama para seguir a pé e tentar uma carona do outro lado.
“Vamos ver se tem alguém que leva a gente para a frente”, disse outro motorista.
O DNIT tem um contrato válido desde abril de 2018 com uma empresa de Pernambuco, no valor de R$ 16 milhões até julho de 2020, para manutenção e conservação de 188 quilômetros da BR no Maranhão, a partir da divisa com o Pará. Mas o trecho está todo ruim.
E o asfalto já sumiu também na região de Nova Olinda do Maranhão. No local, é só na base do trator: puxando ou empurrando. Nem sempre dá certo.
O tratorista acabou desistindo de puxar uma carreta. Já desengatou o cabo de aço, foi embora, a carreta fica mesmo atolado. E, ao lado, outro veículo atolou. As pessoas tentam ajudar o motorista. Com o esforço conjunto, a caminhonete sai.
Veja o vídeo da reportagem na íntegra abaixo:
BOA TARDE
ESTOU VENDO A FOTO EU PERGUNTO AS
AUTORIDADES CADE O IMPOSTO QUE NÓS PAGAMOS TODA VEZ QUE COLOCAMOS O COMBUSTÍVEL A ONDE ESTÁ ESSE BENDITO
IMPOSTO??
E ESTRADA NESSA CONDIÇÕES É BRINCADEIRA O DINHEIRO ROUBADO DO PAÍS SERÁ QUE O SR SERGIO MOURO ELE NÃO TEM O PODER DE REAVER ESSE DINHEIRO DESSES POLITICOS , O BRASIL PASSANDO PELA UMA RECESSÃO PARECE QUE
NÃO TEM MAIS FIM EU POSSO COBRAR POIS
EU COMO ELEITOR COLOQUEI ESSE GOVERNO QUI AÍ ESTÁ SERÁ QUE JURIDICAMENTE NÃO TEM PESSOAS COM AUTORIDADE POR UM BASTA NESSA PESSOAS
PARA DEVOLVER QUE É DO POVO.