Notícias

Modelo desenvolvido pela EPL deve facilitar cálculo do custo do transporte hidroviário

dezembro 12, 2014 Tags: ,

Transporte-Aquaviario

A EPL (Empresa de Planejamento e Logística) apresentou uma nova metodologia de cálculo de custo do transporte hidroviário, desenvolvida em parceria com a empresa espanhola Ineco.

Conforme o diretor-presidente da Empresa, Josias Sampaio Cavalcante Júnior, o modelo estava em desenvolvimento desde o início do ano. “Com ele, é possível, por exemplo, verificar o aumento de produtividade, definir novos investimentos, modelos de concessão para a iniciativa privada e uso sincronizado com outros modais”, explicou.

A metodologia considera diferentes tipos de cargas e períodos do ano e divide os custos do transporte hidroviário em quatro processos: hidrovia, transporte, eclusa e portuário. Isso facilita a adoção de estratégias ou tomada de decisões sobre a integração intermodal no transporte de determinados produtos.

O modelo está sendo aplicado em fase de testes e deve estar disponível para uso de empresas e para o poder público ainda no primeiro semestre do ano.

Estudo de caso: Rio Madeira

Os cálculos foram aplicados, de forma experimental, ao transporte hidroviário no Rio Madeira.

O modelo apontou, por exemplo, que o custo operacional no período da seca chega a ser três vezes maior que na época das chuvas (R$ 0,01 por cada tonelada transportada a cada quilômetro nas cheias, contra R$ 0,03 por cada tonelada transportada por quilômetro na estiagem).

Combustível e tripulação representam a maior parte dos gastos, mas o impacto varia entre as estações.

Nas cheias, o combustível representa 40% e a tripulação 13% dos custos operacionais; na seca, combustível é 34% e tripulação 25% das despesas.

Fonte: Agência de Notícias CNT


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *