Notícias

Caminhoneiros interditam parcialmente a rodovia BR-316 em Marituba

junho 10, 2019 Tags: , ,

Categoria protesta nesta segunda (10) contra as apreensões de veículos durante fiscalizações da Semob e da Semutran.

Caminhoneiros interditam parcialmente, na manhã desta segunda-feira (10), um trecho da rodovia BR-316, em Marituba, região metropolitana de Belém. Segundo os caminhoneiros, a manifestação é contra as apreensões que a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) e da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito de Ananindeua (Semutran) realizam durante as fiscalizações. O protesto durou cerca de duas horas, as pistas já foram liberadas.

Os caminhoneiros ocuparam uma das faixas da BR-316 próximo ao acesso à avenida Independência pela BR. Eles permitem a passagem de carros particulares e caminhões com carga viva. Os demais veículos estão sendo impedidos de seguir no sentido Belém.

A decisão de realizar a manifestação aconteceu na assembleia da categoria realizada no domingo (9), no estacionamento do estádio Mangueirão, em Belém. O motivo da mobilização é devido as constantes apreensões de caminhões, vans, mototáxista pela Semutran e Semob.

Órgãos de trânsito contestam reclamações

Em nota, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (Semutran) de Ananindeua informou que, conforme a legislação vigente, o órgão tem a prerrogativa de realizar a segurança viária no município. Segundo a Semutran, as remoções ocorrem de acordo com o que está previsto no Código de Trânsito Brasileiro, onde se destacam: tacógrafos irregulares, pneus em mau estado de conservação, licenciamento em atraso, cinto de segurança que não funciona e entre outras irregularidades presentes em veículos.

O órgão municipal de Ananindeua ainda reforçou que qualquer cidadão que se sentir lesado em decorrência das fiscalizações, pode procurar à corregedoria ou a ouvidoria da mesma até mesmo o Ministério Público de Ananindeua, para que possíveis irregularidades possam vir a ser apuradas.

Já a Prefeitura de Belém afirma que não procede nenhum tipo de afirmação de que a categoria esteja sendo prejudicada pelo órgão municipal de trânsito. A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) informou que nos últimos oito meses fez somente cinco apreensões de caminhões, que estavam parados na via por problemas mecânicos.

Ainda de acordo com a Prefeitura de Belém, até então nenhuma reclamação foi formalizada pela categoria sobre as fiscalizações rotineiras. A Semob destaca que as constantes fiscalizações programadas pelo órgão têm por objetivo garantir a segurança no trânsito e coibir infrações e todos os veículos que são apreendidos em operações apresentam algum tipo de irregularidade em que não há possibilidade de sanar o problema no local da infração ou não oferecem condições de segurança para circulação.

Fonte: Portal de Notícias G1

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *