Notícias

Logística é principal problema do agronegócio, diz senadora

Caminhoes-Santos-Agendamento

A senadora Katia Abreu (PMDB – TO), presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil-CNA, apontou, ontem, no XVII Seminário Nordestino de Pecuária – PEC Nordeste – 2014, no Centro de Eventos do Ceará, a logística como sendo um dos grandes problemas do agronegócio brasileiro

Ela revelou que se reuniu com a presidente Dilma Rousseff para apresentar propostas de desenvolvimento para o setor agrário. “É indecente que a Transnordestina não esteja construída. Nós temos uma outra passagem, o Canal do Panamá, que está em ritmo acelerado”, adverte a senadora.

A proposta apresentada destaca a necessidade de conclusão da BR-020, que ligará o Ceará as fontes produtores de grãos como o milho e a soja, a construção de armazéns gerais em sistema de Parceria Publico Privado (PPP) e discutir outras propostas, como a do Plano Safra, incluindo o do semiárido e do Amazonas.

Nessa edição, a PEC Nordeste atentou quanto a importância da reserva alimentar animal para o setor da Agropecuária. Segundo Paulo Helder, coordenador geral do evento, essa necessidade surgiu diante da perca do rebanho nos anos de 2012 e 2013.

Forragem

“A Federação da Agricultura, Faec, o Senar e o Sebrae montaram o projeto de capacitação para o agricultor conviver com o semiárido. Vamos falar de como produzir forragem para alimentação dos rebanhos e outras tecnologias a serem mostradas”, esclarece.

Flávio Saboya, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará, destacou durante o encontro de secretários, o projeto de ‘Seguro Forragem’. “Ele tem o objetivo de mudar a visão do agricultor de que se ele guardar a forragem, ele vai ter o seu rebanho segurado, garantindo assim sua alimentação”.

O secretário do desenvolvimento agrário Nelson Martins evidenciou a importância de investimento na capacitação. “A falta de capacitação é uma de nossas dificuldades no setor”, revela.

Ainda segundo o secretário, foi criada a Agência Nacional de Assistência Técnica – Anatece, que ajudará nesse projeto de capacitação, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Fonte: Portal de Notícias O Povo Online (Jornal de Hoje – Economia)


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *