Notícias

Porque se danificam os pneus recauchutados?

Dicas-de-como-cuidar-do-pneu-recapado

A má utilização do pneu, seja ele novo ou recauchutado, é a principal causa da soltura das bandas de rodagem nas estradas. A Vipal Borrachas, líder na América Latina e uma das maiores fabricantes a nível mundial de produtos para recauchutar pneus, junta-se à Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus (ABR) e ao Tire Retread & Repair Information Bureau (TRIB) para esclarecer sobre a procedência dos das tiras de borracha que se soltam de um pneu recauchutado.

As duas organizações ressaltam que esses pedaços de borracha são consequência da manutenção inadequada e descuidos na utilização dos pneus.

O descolamento da banda de rodagem ou do pacote de cinturas acontece, na maioria dos casos, por falta de controlo da pressão do pneu, geralmente abaixo do especificado pelo fabricante do veículo, e descuido na sua manutenção. A TRIB ressalta essa questão através de um estudo feito pelo Departamento de Polícia do Estado da Virgínia, nos Estados Unidos. Os resultados comprovam que 86% deste tipo de bandas inspecionados foram causados por pneus com pressão abaixo do recomendado.

Outros fatores relevantes, de acordo com a TRIB, são a sobrecarga e a ultapassagem do limite de velocidade especificada para o pneu. O estudo feito pelo departamento norte-americano comprovou que, na sua grande maioria, os problemas com as tiras de borracha são ocasionados por falta de manutenção e cuidado, fatores que fogem ao controlo dos fabricantes e dos reformadores de pneus.

Dessa forma, a importância da manutenção correta dos pneus é evidente, por isso a Vipal ressalta também a necessidade do transportador trabalhar com uma empresa de recauchutagem de qualidade.

Ainda sobre o questão desempenho, é importante reforçar que o pneu reformado ou recauchutado oferece ao seu utilizador a mesma segurança que um produto novo. Atualmente existem diversas certificações que atestam a qualidade destes produtos. O Departamento de Transporte dos Estados Unidos, por exemplo, valida os pneus recauchutados de passeio, 4X4 e veículos comerciais.

Conheça as dicas Vipal para manter os pneus de carga em bom estado e aptos a serem reformados quando for a hora certa:

– Verificar a pressão dos pneus periodicamente quando estiverem frios e com as pressões de enchimento recomendadas;
– Utilizar nitrogénio na hora de verificar a pressão;
– Manter sempre as rodas limpas, livres de oxidação e em bom estado de conservação;
– Realizar inspeções periódicas para controlo do desgaste da banda de rodagem;
– Efetuar o alinhamento dos eixos periodicamente;
– Montar e desmontar os pneus com ferramentas adequadas;
– Retirar o pneu para a reforma no momento certo;
– Aplicar os consertos de pneus e câmaras de ar, com produtos adequados e mão de obra especializada;
– Realizar a reforma em oficinas autorizadas que ofereçam produtos de qualidade e garantia de serviços;
– Não rodar com o veículo sobrecarregado;
– Utilizar os travões adequadamente;
– Escolher o tipo de desenho de banda de rodagem adequada para a aplicação para o qual o veículo está destinado. Cada tipo de terreno exige um tipo específico de banda de rodagem.

Fonte: Portal de Notícias Revista dos Pneus


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *