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Tudo sobre os freios ABS obrigatórios para os caminhões

setembro 11, 2014 Tags: , , , , , , ,

Freios-ABS-para-Caminhoes

A obrigatoriedade do sistema ABS determinada pelo governo federal, por meio da resolução 380 do Contran, também vale para veículos comerciais, como ônibus, caminhões e reboques. Por isso, os fabricantes de caminhões, chassis para ônibus e de reboques tiveram que se adequar à resolução – que determina 100% dos veículos saindo de fábrica com o sistema.

Vamos, então, entender melhor como funciona o ABS para veículos comerciais.

Quais as Diferenças?

No sistema de freio convencional, quando o motorista do caminhão aciona o pedal de freio bruscamente, pode ocorrer uma redução excessiva das rotações da roda, provocando um travamento. Com as rodas travadas, temos as seguintes consequências:

* Perda da estabilidade do veiculo, principalmente devido ao travamento das rodas traseiras.
* Perda de dirigibilidade.
* Em caminhões com reboque, pode acontecer o efeito canivete (“L” entre carreta e cavalo).
* Com o travamento das rodas dianteiras, o comando da direção ficará difícil.
* Desgaste irregular dos pneus, causado pelo travamento das rodas.
* Distancia maior de parada, principalmente em pisos molhados.

Já em caminhões e ônibus com sistema ABS, a força de atuação nos tambores de freio é regulada, proporcionado uma redução gradual no número de rotações da roda, melhorando assim o aproveitamento do coeficiente de aderência entre pneu e piso.

Dessa forma, a dirigibilidade e a estabilidade do veiculo permanecem constantes, sem prejulzos para uma frenagem eficaz.

Princípios de Funcionamento

O sistema de freio ABS para caminhões e ônibus é composto basicamente de:

Unidade eletrônica, que é responsável por interpretar as informações vindas dos sensores das rodas e atuar nas válvulas moduladoras.

Sensores de roda e rodas dentadas, que captam a velocidade da roda e informam à unidade eletrônica.

Válvulas eletromagnéticas moduladoras, que controlam a pressão de lrenagem, podendo aumentar, diminuir e manter a pressão exisiente na linha de acordo com a situação.

Em uma situação de frenagem brusca, a rotação das rodas diminui de forma acentuada em relação à velocidade do veiculo, provocando o seu travamento. Com o sistema ABS, a unidade eletrônica manda um comando para as válvulas moduladoras reduzirem a pressão, fazendo as rotações das rodas aumentarem. Em seguida, um novo comando é gerado, mandando manter e aumentar a pressão, até que haja um novo sinal de bloqueio das rodas. A partir dai, inicia-se um novo ciclo de regulagem. Tudo isso é realizado muito rápida e repetidamente.

Segurança dos Freios ABS

Um estudo feito pelo lnsurance lnstitute for Highway Safety (llHS) apontou que o ABS pode diminuir em 37% os acidentes fatais.

Na União Europeia, desde que o ABS se tomou obrigatório para caminhões pesados, em 1991, o número de mortes em acidentes rodoviários caiu cerca de 60%.

Sendo o sistema ABS um dispositivo adicional de segurança na frenagem do veiculo, seu sistema convencional funciona normalmente, caso o ABS fique inativo.

Compatibilidade do Sistema de Freios ABS entre Cavalo Mecânico e Reboque

Pode ser que aconteçam algumas combinações entre cavalo mecânico e reboque, ambos com e sem o sistema ABS, sem que isso inative o funcionamento do ABS. Para exemplificar melhor, veja algumas combinações:

* Cavalo mecânico com ABS e carreta com ABS.
* Cavalo mecânico com ABS e carreta sem ABS.
* Cavalo mecanico sem ABS e carreta com ABS.
* Cavalo mecânico sem ABS e carreta sem ABS.

Quando o reboque possui ABS e o cavalo mecânico não. o funcionamento se dá geralmente pela alimentação elétrica das luzes de freio da carreta. Já para cavalos mecânicos que possuem sistema ABS, existem luzes espia do ABS no painel de instrumentos, sendo uma para o cavalo e outra para a carreta.

Fonte: Portal CESVI Brasil

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