Notícias

Volvo é a mais sustentável do setor automotivo

Volvo-empresa-sustentavel

A Volvo recebeu , em São Paulo, o prêmio de empresa mais sustentável do setor autoindústria do Guia Exame de Sustentabilidade 2014. É a primeira vez que uma empresa do setor recebe este prêmio. A montadora se destacou, especialmente, na dimensão ambiental pela gestão em eficiência energética.

“É um reconhecimento importante, que evidencia os resultados alcançados com o modelo de gestão por excelência adotado pela Volvo, e que reflete diretamente na sustentabilidade do negócio como um todo. Este e outros prêmios que a empresa tem recebido são fruto de um trabalho de longo prazo pautado em nossos valores corporativos, de segurança, qualidade e respeito ao meio ambiente”, afirma Carlos Morassutti, vice-presidente de RH e Assuntos Corporativos do Grupo Volvo América Latina.

O executivo completa ainda que “um prêmio como este, nos traz também uma responsabilidade grande, de continuarmos inovando em todos os processos e frentes de sustentabilidade da empresa para continuarmos como uma referência em práticas de gestão econômica, social e ambiental”.

Em dez anos, a Volvo reduziu em 63% do consumo de energia necessário para a produção de um veículo e em 48,5% as emissões de gás carbônico. Para atingir esse resultado foram adotadas medidas como o aproveitamento do calor gerado pelas máquinas de usinagem de motores para esquentar a água dos chuveiros dos vestiários, instalação de inversores de frequência para o desligamento de máquinas que não estão em uso, melhorias no sistema de iluminação, reciclagem de resíduos sólidos, entre outras. A empresa também obteve boa pontuação na dimensão social, em razão de programas voltados à mobilização da sociedade para a segurança de trânsito e ações envolvendo a comunidade do entorno da fábrica.

A escolha das empresas mais sustentáveis para o guia Guia Exame de Sustentabilidade tem como base uma metodologia elaborada pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces), da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo. Neste ano, mais de 200 companhias preencheram o questionário.

A análise das empresas para a escolha das mais sustentáveis é focada em quatro dimensões: geral, que aborda transparência e a governança da sustentabilidade dentro da companhia e o engajamento das partes interessadas; econômica, que avalia o planejamento, a gestão de riscos e oportunidades, o tratamento de ativos intangíveis e o desempenho das empresas; social, sobre políticas e práticas de relacionamento com diferentes públicos, como funcionários, fornecedores, clientes, consumidores, sociedade e governo; e ambiental, que analisa o compromisso com a preservação ambiental, com medidas como a gestão do consumo de água e de emissão de resíduos.

Fonte: Assessoria da Empresa


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *