Notícias

Diesel e etanol sobem nos postos na semana, enquanto gasolina tem retração, diz ANP

agosto 27, 2019 Tags: , ,

Os preços médios do diesel e do etanol nos postos brasileiros voltaram a avançar ao longo desta semana, enquanto na gasolina houve recuo, mostraram dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) nesta sexta-feira.

A queda na gasolina veio após a estatal Petrobras ter cortado os preços do produto em suas refinarias em cerca de 6% na semana passada, embora o movimento tenha sido sentido em intensidade muito menor nas bombas.

A redução das cotações médias da gasolina nos postos foi de 0,14% na comparação semanal, segundo as cotações médias divulgadas pelo regulador, para 4,320 reais por litro.

Combustível mais utilizado no Brasil, o diesel foi vendido em média a 3,528 reais por litro, alta de 0,09% ante a semana anterior, marcando sua terceira elevação consecutiva.

No etanol, as cotações ficaram em média de 2,85 reais por litro, ou 1,14% acima do registro da semana anterior, quando também haviam avançado.

Os repasses dos ajustes no preço dos combustíveis da Petrobras nas refinarias para ao consumidor final, nos postos, dependem de diversos fatores, como impostos, margens de distribuição e revenda e mistura de biocombustíveis.

Já as cotações da estatal nas refinarias têm como base a paridade de importação, formada pelos preços internacionais mais os custos que importadores teriam, como transporte e taxas portuárias, por exemplo, além de uma margem que cobre os riscos.

Fonte: Portal de Notícias Terra

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *