Notícias

Transportadoras sofrem com falta de motoristas capacitados

Com a pandemia, que evidenciou a falta de motoristas capacitados, executivos de transportadoras contam o que têm feito para atender a demanda, que está voltando a crescer

Por causa da covid-19, motoristas que fazem parte do grupo de risco foram afastados do trabalho. Isso vem agravando um problema que já era sério sobretudo para as transportadoras: a falta de profissionais qualificados. Para dar conta da demanda, que está voltando a crescer, algumas empresas têm optado por treinar novos funcionários e outras vêm remanejando os mais velhos.

No Brasil, 15,6% dos caminhoneiros reconhecem que a falta de qualificação ameaça o futuro da profissão. O dado faz parte dos resultados de uma pesquisa feita CNT (Confederação Nacional dos Transportes) sobre o perfil do motorista de caminhão. O estudo contou com a participação de 1.100 profissionais.

Na Transita Transportes, 30% dos 120 motoristas têm mais de 60 anos. Durante o auge da pandemia, esses profissionais tiveram as férias antecipadas. A transportadora remanejou o restante do quadro de funcionários para atender os clientes.

“Como as atividades caíram 30%, não tivemos de fazer novas contratações”, diz o diretor-conselheiro da transportadora, André De Simone (foto abaixo). O problema é que a pandemia ainda não foi debelada. Com isso, após o fim das férias a Transita ofereceu licença aos mais velhos.

“Deixamos os colaboradores à vontade para escolher se voltariam ou permaneceriam afastados, de licença. Como optaram pelo retorno, não precisamos treinar novos profissionais”, afirma De Simone. Ele conta que a empresa fez uma força-tarefa para que o retorno ocorresse da forma mais segura possível.

O novo normal dos motoristas
Além de garantir o uso de máscara e oferecer álcool gel em vários pontos das instalações, a Transita criou um programa de treinamento. Os motoristas são orientados a evitar aglomerações. Abraços e apertos de mão estão na lista de restrições.

A transportadora, que atua no ramo farmacêutico, também aumentou o número de funcionários da área de limpeza. O objetivo é garantir que todas as instalações de uso comum sejam higienizadas com mais frequência.

“É praxe fazer o rodízio de motoristas no veículo. Com a pandemia, optamos por manter o grupo de risco em caminhões exclusivos. E os veículos são higienizados diariamente”, diz De Simone.

Os motoristas que fazem parte do grupo de risco também foram remanejados. Eles só viajam para regiões onde não há foco do novo coronavírus ou onde o número de casos é baixo.

De Simone lembra que capacitar novos motoristas leva tempo. Por isso, uma das estratégias é incentivar os filhos de funcionários, sobretudo caminhoneiros, a trabalharem na empresa.

Eles começam em atividades administrativas enquanto vão recebendo o treinamento. Nas primeiras viagens ao volante, são acompanhados por motoristas experientes. Com isso a empresa contribui para formar novos profissionais.

Banco de dados com motoristas
A SVD atua no transporte de veículos comerciais novos. Como esses modelos vão rodando até o destino, os motoristas devem ter familiaridade com as novas tecnologias embarcadas.
Diretor da SVD, Roberto Trindade diz que a empresa capacita e mantém um banco de dados com esses motoristas. Eles não são funcionários, mas podem ser acionados em caso de necessidade. Com isso a empresa consegue atender uma eventual alta na demanda pelo serviço ou um desfalque no quadro fixo de funcionários.

A SVD também faz entrega técnica e treina os motoristas de clientes que compraram caminhões novos. Com isso a transportadora também consegue abastecer o banco de dados com nomes de motoristas.

Por causa da pandemia, a SVD vai antecipar as férias, inclusive do ano que vem, para alguns motoristas que fazem parte do grupo de risco. E, para manter o nível de atendimento, a empresa vai recorrer ao banco de dados.

Ouro Negro terceirizou motoristas
Diretora-geral da Ouro Negro Transportes, Priscila Zanette (foto acima), concorda que há falta de motoristas capacitados. A solução adotada pela empresa é trabalhar com profissionais terceirizados.

Ela também mantém uma base de dados com profissionais da área. “Buscamos aqueles que já trabalharam com a gente. Sabemos que eles são experientes e que conhecem as nossas operações.”

No início da pandemia, cerca de 2% dos motoristas da Ouro Negro foram afastados por causa da idade. Os cerca de 15 profissionais fazem parte do grupo de risco. Mas, como a demanda pelo serviço caiu, isso não afetou a empresa.

Em maio, a demanda pelo transporte de carga voltou a crescer. A alta é creditada à flexibilização da quarentena em algumas cidades. E, para atender a procura, a Ouro Negro lançou mão dos terceirizados.

Priscila conta que esses motoristas estão atuando na coleta e na entrega. “São viagens longas que requerem motoristas com larga experiência em rodovias”.

Treinamento ‘em casa’
Do Grupo Scapini cerca de 20 motoristas foram afastados por causa dos riscos da pandemia. Por prevenção, a empresa decidiu contratar novos profissionais.

“Em abril, não sabíamos qual seria o tamanho nem o tempo de duração da crise. Mas tínhamos certeza de que deveríamos estar prontos para atender os clientes. Por isso contratamos”, diz o diretor da transportadora, Lucas Scapini.

Ele diz que a empresa aproveitou a baixa na demanda para treinar os novos motoristas. “Nossos treinamentos são intensos e duram em torno de três semanas. As vezes é melhor contratar o profissional sem muita experiência, porque assim podemos capacitá-lo de acordo com as exigências das nossas atividades”, explica Scapini.

A transportadora também realiza ações para reduzir a rotatividade de motoristas. Entre elas estão bonificações e prêmios. “Reter os motoristas é outro desafio. Investimos muito em treinamento, então temos também de reter esses profissionais”.

Fonte: Jornal O Estado de S.Paulo via Notícias Estradão

Comentários

46 respostas para “Transportadoras sofrem com falta de motoristas capacitados”

  1. Oziel Soares disse:

    Motorista de entrega na grande sp e interior CNH A/E AER ,tenho experiência,2anos entregas.

  2. Robson da Silva disse:

    Boa tarde se for temporário estou a disposição
    Categoria D experiência em transporte pesado maquinário de terraplanagem empilhadeira plataforma mundo etc…

  3. Boa noite eu só capacitado mas muitas empresas não contratam minha CNH e A/C sendo que só capacitado tenho experiência com mais de 10 anos como motorista só da época de bater lavanda pela legislação só capacitado pra dirigir caminhão trucado estou a procura de uma oportunidade

  4. Marcello Augusto Martins disse:

    Estou a procura de emprego renovei minha habilitação categoria AD, mas não consigo renovar meu mopp pelo fato da auto escola estar fechada. Fiz exame toxicológico e tudo certo .

  5. Cicero Paulino disse:

    Em felizmente as transportadoras estão ezijno muito Emais não dão oportunidade pra os que querem entrar neste ramo infelizmente

  6. Gilmario disse:

    Eles estam passando por isso porque nao dão oportunidade para as pessoas habilitadas.
    Pelo simples fato de não ter experiência comprovada em carteira, tenho CNH-D a quatro anos e meio ja dirijo a três anos empresa nenhuma nunca me chomou para entrevista ou fazê um teste se que.

  7. Osvaldo Divino negrão disse:

    Eu acho bem feito para as transportadora quero que falte motorista assim vão lembrar do dia que não deu oportunidade ao que não tinha experiência

  8. Narciso Carlos de Oliveira disse:

    gostaria de me candidatar a uma
    vaga de motorista

  9. Tenho 5 d experiência…motorista rodoviário…categoria D….aguardando o retorno….obrigado….

  10. Sou motorista categoria D com 15 anos de experiência e estou em busca de vaga de emprego ctto 11 984989536

  11. Gilson cesar lopes disse:

    Boa tarde , na verdade tem um número imenso de pessoas precisando de uma oportunidade , mas as empresas não quer investir em motorista sem experiência como meu caso .

  12. Cristiano santos disse:

    Sou habitado categoria D

  13. Paulo Romis Cassiano Feitosa disse:

    Estou precisando trabalhar sou motorista de caminhão truk tenho experiência mais de dez anos

  14. Israel jose de Melo disse:

    Sou motorista com carta E tenho experiência a 15 anos e tô precisando trabahar ctt 11987903093 / 11983850583

  15. edson orestes de oliveira disse:

    sou motorista cat D experiencia com truck toco e 3/4

  16. Érico Anastácio da Silva Lima disse:

    Boa tarde sou. Motorista de caminhão truck estou em busca de um nova oportunidade no mercado de trabalho pois desde 2017 estava trabalhando como autônomo.tenho experiência a mais de vinte anos.

  17. Rogério disse:

    Boa tarde tenho uma ducato 2008 vcs agregam?

  18. Francisco Pinto da Cruz disse:

    Eu mesmo fui um carreteiro mandado em bora porquê eu estava na ária de risco vou fazer 58 anos em agosto têm 35 anos d
    e motorista

  19. Daniel montanar Luiz disse:

    bom eu tenho experiência como motorista de caminhão e carreta estou a um ano desemprego devido a uma cirurgia de câncer de mama da minha esposa tenho 52 e dois anos e estou a disposição no mercado trabalhei puxando eletrônico última empresa fiquei quase quatro anos

  20. Daniel montanar Luiz disse:

    bom eu tenho experiência como motorista de caminhão e carreta estou a um ano desemprego devido a uma cirurgia de câncer de mama da minha esposa tenho 52 e dois anos e estou a disposição no mercado trabalhei puxando eletrônico última empresa fiquei quase quatro anos cnh E obrigado

  21. Almir Pereira Das Neves disse:

    Bom dia estou precisando trabalhar tenho carta E mas só tenho experiência com ônibus e caminhão gastaria de uma oportunidade.

  22. Reinaldo Francisco dos Reis rocha disse:

    Estou aprocura de uma oportunidade 3 anos de experiencia na carteira

  23. Nivaldo souza Santos disse:

    Sou motorista cat.D há mais de 25.anos.CNH D..Tenho curso do mopp e transporte de coletivo.
    Estou desempregado atualmente.
    Contato (11)950686164.
    Ribeirão Pires sp..Estou à disposição.

  24. José Osvanildo da Silva disse:

    Ola boa tarde eu sou motorista e estou precisando de trabalho qualquer coisa pode chamar

  25. Evaristo dos Santos Costa Filho disse:

    Sou motorista a trinta anos de experiência pelo Brasil inteiro e especialista em entrega na grande São Paulo e interior e baixada em todas os seguimentos de entrega e mercadorias

  26. Ananías de Souza disse:

    E eu aqui lascado. Desempregado.
    Só me dar uma chance. 28 anos de experiência.
    Caminhão toco e truck. E bi-truck.
    11-969137032 Ananías
    11-982911466 watts.
    Disponibilidade imediata.

  27. Sempre trabalhei com caminhão autônomo

    CNHD

  28. Luis Fabiano disse:

    Falta motorista .na verdade falta salário diguino
    Para motorista melhores condições de trabalho
    Sou motorista CNH E Mopp

  29. Paulo Henrique de Oliveira disse:

    Bom dia..tenho experiência 12 de motorista…categoria AE …moro em interior de sp..

  30. Pedro Rodrigues coura . disse:

    Bom dia eu quero mim condidatar um vaga não tenho experiência mais tem cnh E e tenho curso mpp e transporte coletivo !

  31. Pedro Rodrigues coura . disse:

    Bom dia eu quero mim condidatar um vaga eu tenho cnh E curso mpp e transporte coletivo !

  32. Ilson Alves da cunha disse:

    Tenho mais de 25 anos de experiência, CNH E experiência com produtos químicos, tenho curso mopp, contato 987190569, 995332755, me chamo ILSON.

  33. Ola eu sou motorista e estou desempregado no estou desponivel.

  34. Marcelo de Paula Souza disse:

    Sou capacitado em dirigir caminhões truque, com experiência em carteira há mais de 15 anos, em transportes e de conhecimento em caminhão frigorífico, conheço uma boa parte de São Paulo e grande São Paulo,RS ,MG, Etc..

  35. Jose Max Silva Santos disse:

    Meu nome é Jose Max sou motorista de caminhão tenho experiência em viagens
    Categoria d

  36. JOAO RODRIGUES DA disse:

    As maioria das empresas não quer pegar motorista sem experiência , não sei se é um risco ou interesse de capacitar novos motoristas ,tenho habilitação D curso feito pelo sest SENAT e não tenho nenhuma oportunidade então elas não podem reclamar tem que ajudar a mudar esse cenário.

  37. Boa tarde estou precisando dessa vaga de emprego de motorista D com curso do mopp e esperiencia atuando como motorista de caminhão truk e toco em várias trasportadora no Estado de são Paulo e outros estados com esperiencia em rodovia municipal e iteristadual esperiencia a mais de 25 anos com carta de referência da última empresa

  38. Rogerio de Sousa Ferreira disse:

    Boa noite .
    Sou motorista categoria D , fiquei desempregado eu estou com 55 anos , já enviei mas de 70, currículos , muitas empresas não me aceita por por causa da minha idades . Aí eu fico indignado , com estes tipos de política nas empresas.

  39. Paulo disse:

    Tenho curso MOPP – Direção DEFENSIVA – COLETIVO & CNH categoria ( E ) apesar do salário achatado, não encontro oportunidade, por não ter experiência em carteira.
    Aproveito o ensejo, e peço uma oportunidade, para maior segurança do contratante, posso trabalhar em dupla com outro motorista de confiança do contratante. – obrigado pela atenção ao meu comentário.

  40. Tenho a categoria D a 23 anos tô trabalhando mas se precisar eu estou à disposição para agregar qualquer empresa se que se alguma empresa tiver interesse é só só me chamar para trabalhar que eu estarei à disposição é isso aí mas não tem experiência com caminhão só com o Ducato Master e carro pequeno se eu falar que eu tenho experiência no caminhão estão mentindo mas gostaria de ter experiência e pegar a experiência para poder trabalhar se tiver alguém que queira me dar uma oportunidade tua disposição tenho 45 anos Obrigado e boa tarde

  41. Nilton César Gonçalves Pereira disse:

    Eu sou de Cajamar sou motorista categoria D.

  42. Luciano da Mota Silva disse:

    Boa tarde!!! Meu nome é Luciano tenho experiência na profição de Motorista desde 2009 e no momento estou desempregado … se houver uma oportunidade de emprego não irão se arepender…desde já agradeço….

  43. Ricardo a Barbosa disse:

    Pois acho que também essas exigências que a transportadora pede não entendo pois tenho mais de 10anos experiência e tenho a CNH D deste 2005 pois agora estou tirando a CNH E ,tenho condutor de Ambulância , Coletivo ,MOPP e outros cursos na CET,e Sest-senat ,e nada de chamar nem para entrevista . Só em condução de ambulância e Caminhão truk tenho 7 anos de experiência

  44. JOAO HENRIQUE BATATINHA BEZERRA disse:

    MEU NOME E JOAO HENRIQUE BATATINHA BEZERRA VOU MOTORISTA CATEGORIA E DESEMPREGADO E TENHO DISPONIBILIDADE PARA VIAJAR MORO EM PAULISTA PE

  45. Eu sou Daniel estou desempregado
    Minha CNH é D moro em Petrolina PE
    Tenho disponibilidade para viajar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *