Notícias

Guedes: com serviços e turismo, “o Brasil está condenado a crescer”

dezembro 2, 2021 Tags: , , ,

Ele afirmou que vê a “formação de bolhas de ódio” e que para atrair investimento estrangeiro é preciso “pacificar”. “Clima de tiro e bomba não é produtivo para nós”

Ministro Paulo Guedes

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que está “vendo as pessoas perdendo a sensatez, formação de bolhas de ódio”. Ele ressaltou que a economia brasileira está crescendo a 5,3%, 5,4% neste ano.

“Voltando o setor de serviços e turismo, o Brasil está condenado a crescer”, disse em evento da construção civil, promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

Guedes ressaltou que a recuperação econômica virá pelo setor privado e que plano é transformar a economia brasileira em uma grande economia do mercado.

“Tem centenas de recursos no mundo inteiro querendo entrar no Brasil, mas temos que pacificar”, contou. Na avaliação do ministro, esse “clima de tiro e bomba não é produtivo para nós”.

Guedes disse que discutirá com o setor de construção alongar os contratos imobiliários para “caber as prestações” na renda.

E afirmou ainda que a inflação subiu no mundo inteiro. “Era zero nos EUA foi para 6%, aqui era 4% e foi para 10%”. “O BC independente é o gato para caçar esse rato [inflação]”, ressaltou o ministro.

Ainda sobre alta nos preços, Guedes afirmou que o atual processo inflacionário é do tipo “chato”, decorrente de choque de oferta, e vai desacelerar a economia. Por isso, o Brasil não vai crescer em 2022 perto de 5%, como este ano. No entanto, não entrará em recessão, como têm estimado algumas instituições financeiras, disse o ministro.

“Eu sou do tempo que era na base da machadada”, disse, ao falar no manejo dos juros para combater a inflação e no controle do câmbio. O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, é de outra geração.

“Agora é outra metodologia de combate”, disse. Existe o sistema de metas de inflação e toda uma comunicação do Banco Central com o mercado para não fazer movimentos bruscos. “Leva um tempo para funcionar”, disse. Hoje, a taxa de inflação está acima da dos juros, disse. Mas, quando o juro real estiver atuando novamente, “a coisa começa a amainar de novo”.

Guedes disse que Campos Neto é um “excelente” banqueiro central e está fazendo uma “revolução” na tecnologia, com o uso do Pix e as fintechs, que estão aumentando a concorrência.

Funcionalismo

O congelamento de salários do funcionalismo durante a pandemia gerou economia de R$ 150 bilhões em um ano e meio para União, Estados e municípios, disse Guedes.

“Por isso que os economistas erraram as previsões”, disse. Em vez de a dívida atingir 100% do Produto Interno Bruto (PIB), caminha para 80%. Em vez de o déficit “estourar”, será de 0,4% do PIB ao final deste ano, comentou. “Nenhum país do mundo fez isso, e estamos sendo criticados diariamente”, lamentou.

Sem citar nomes, Guedes atacou economistas que passaram pelo governo e agora o criticam. “Teve um que botou o teto [de gastos] e saiu correndo”, disse. Esse ex-integrante do governo teria concedido três reajustes salariais. “É um belíssimo executivo, mas não sabe nada de economia; sei de experiência de conversar com o próprio.”

Governo

Guedes ainda afirmou que está “errado” dizer que o “Brasil praticamente parou” por culpa do governo do presidente Jair Bolsonaro e que, quando a covid-19 atingiu o país, a economia estava decolando para crescer 2,5%, mas saiu totalmente da rota.

Ele ressaltou que a construção civil foi exemplar em segurança do trabalho e criou empregos durante a pandemia. “Quando chegou a covid, desemprego estava em 12,4%; hoje, está em 12,6%”.

O ministro ainda disse que a situação poderia estar pior se o país entrasse no “rolo da covid” sem a aprovação da reforma da Previdência. Ele destacou que o país não aprovou a capitalização da previdência que faria o país crescer mais rápido.

O ministro admitiu que “evidentemente” o frustra o fato de chegar ao governo com grandes sonhos e conseguir fazer 40% a 50% deles.
Disse ainda que “não consegue mudar tudo, porque é tudo uma configuração.”. “Isso de chutar portas é visão romântica.”

Fonte: Jornal Valor Econômico

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *