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Governo federal vai comprar ônibus e caminhões com mais de 30 anos

Iniciativa faz parte de um programa que pretende retirar veículos em fim de vida útil e renovar a frota de forma progressiva

Renovação da Frota de Caminhões

O presidente Jair Bolsonaro lançou, nesta sexta-feira (1º), o Renovar (Programa de Aumento da Produtividade da Frota Rodoviária), por meio do qual o governo comprará caminhões e ônibus com mais de 30 anos. Os caminhoneiros compõem uma das bases eleitorais do presidente, que tentará a reeleição nas eleições deste ano.

De acordo com o Ministério da Economia, o objetivo é retirar os veículos em fim de vida útil e renovar a frota de forma progressiva, além de garantir a economia circular no sistema de mobilidade e logística do país.

Dessa forma, caminhões, ônibus e outros veículos pesados de carga com mais de 30 anos ou em condições técnicas que não atendam aos parâmetros mínimos de rodagem poderão ser retirados de circulação.

Em 2020, havia no país 854.244 caminhões e 75.943 caminhões-trator com mais de 30 anos — ano de fabricação até 1989 —, segundo o Departamento Nacional de Trânsito. O valor pago ao caminhoneiro será usado com recursos oriundos das empresas contratadas para exploração e produção de petróleo e gás natural, segundo informou o Ministério da Economia.

Em contrapartida, o setor privado poderá oferecer produtos e serviços, como crédito cooperativado, seguros e consórcios, que poderão ser utilizados pelos beneficiários do programa na aquisição de novos veículos. O governo argumenta que a redução da idade média da frota nacional trará “maior segurança rodoviária e diminuição dos custos com acidentes e doenças respiratórias”.

“O programa significará ainda maior produtividade ao setor de transporte, com menores gastos com manutenção, redução do frete, aumento da produtividade, da competitividade e da eficiência da logística no país, além da melhoria nas condições de trabalho dos profissionais”, defende.

A medida foi publicada no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (1º) e recebe a assinatura do presidente Bolsonaro e dos ministros Bento Albuquerque (Minas e Energia), Marcelo Sampaio (Infraestrutura) e Esteves Colnago (secretário especial do Tesouro e Orçamento, do Ministério da Economia).

 

Fonte: Portal de Notícias R7

 


Comentários

13 respostas para “Governo federal vai comprar ônibus e caminhões com mais de 30 anos”

  1. Para onde serão destinados esses veículos a serem adquiridos pelo Governo Federal.

  2. Aurelia disse:

    Apoio esse projeto pois caminhões velhos são verdadeiras armas engatilhadas, que causam perigo e mortes . Muitos caminhoneiros não teriam condições de trocar o veiculo sem esse incentivo.

  3. LUIZ PEREIRA CARLOS disse:

    Otima idéia. Nunca entendi porque os taxistas tem descontos de até 50% naaquisição de veiculos novos para transportar apenas uma ou no maximo 4 pessoas e nnão que transportamos toneladas nnão temos nehum subssidio…

  4. Bom dia, prezados, precisamos de apoio junto ao BNDES, com juros baixos para a possibilidade de renovação de frota. Juros de 0,5% ao ano e prazo de 60 meses, Projeto anterior do BNDES, para caminhões, maquinas e equipamentos industrial.

  5. Charles Mariani disse:

    O caminhoneiro vende seu caminhão para o governo, mas terá que colocar outro no lugar, e isto implica numa nova divida.
    Quem tem condições de trocar de caminhão já o fez. Assim, mais do que comprar o veículo usado, o governo tem que criar condições para que o caminhoneiro possa pagar o financiamento do novo veículo.

  6. Benedita bianche disse:

    Meu Deus, o melhor voto da minha vida. Com certeza alguns desses veículos com melhores condições serão entregues para municípios mais carentes. Obrigada eu amado! O Brasil para os brasileiros! E Guedes ainda estuda como devolver arrecadação excedente de impostos!! Q time maravilhoso!!

  7. Elias Xavier disse:

    Se pagarem preço Justo e garantirem acesso a financiamento pelo BNDES como fazem com os grandes é válido senão é facada nas costas do caminhoneiro autônomo, sem garantia do BNDES é inviável pois a concorrência com as grandes transportadoras já é desleal . Essa conversa é bonita mas é do falácia, já houve tentativas de colocar essa renovação em prática a começar na área portuária de santos ,mas nem dez por cento foi aprovado nós financiamentos de um caminhão mais novo.

  8. Lázaro disse:

    Seria uma ótima opção para o caminhoneiro trocar sua ferramenta de trabalho por uma mais nova,mais infelizmente com frete defasado óleo diesel em alta e 90% dos autônomo com restrição no nome seria difícil adiquirir uma nova ferramenta de trabalho…

  9. Eu tenho um caminhão 608 ano 77 preciso trocar mais não tenho condições

  10. Jorge de Souza Lourenço disse:

    Se entrar com o BNDES aí fica fácil pra todos nós

  11. Vejo que essa modalidade tem chance de dar certo, porém é necessário que os caminhões recolhidos sejam desmanchados e reciclados. As outras tentativas realizadas, facilitava a compra de novos caminhões e os velhos eram mantidos no mercado, gerando aumento de oferta de serviço e consequente queda no valor do frete.

  12. Vanailton Brito Siqueira disse:

    Isso já foi feito no governo anterior, que eu saiba isso não deu resultado nenhum, pois os mais favorecidos passam a frente e os mais humildes ficam sem nada. Eu mesmo tenho um MB608 e gostaria muito de trocalo.

  13. Sergio araujo disse:

    Tenho um 1113 ano 73 em dia no meu nome tenho chances de trocar ???
    Gostaria de uma 710 …..

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