Notícias

Alta de 0,4% na Produtividade da Indústria de Transformação Brasileira no 2º Trimestre de 2023, Aponta CNI

outubro 10, 2023 Tags: , ,

Apesar da alta de 0,4%, o indicador tem oscilado nos últimos trimestres, após uma série de quedas

A produtividade do trabalho da indústria de transformação brasileira cresceu 0,4% no segundo trimestre de 2023 em relação ao trimestre anterior, na série livre de efeitos sazonais. O indicador, medido pelo volume produzido dividido pelas horas trabalhadas na produção, voltou a subir após queda de 0,9% no trimestre anterior. Os resultados são da pesquisa Produtividade na Indústria, produzida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

A alta da última edição da pesquisa é resultado da queda das horas trabalhadas acompanhada da estagnação da produção. Apesar de registrar ganhos de produtividade no segundo e quarto trimestres de 2022 e no segundo trimestre de 2023, o indicador de produtividade do trabalho da indústria tem oscilado entre quedas e altas há cinco trimestres, após cair por seis trimestres seguidos. “Esse resultado está relacionado tanto a fatores conjunturais, como o encarecimento do crédito e os efeitos restritivos da política monetária; como a fatores estruturais, a exemplo do nosso sistema tributário complexo e da nossa infraestrutura ineficiente”, diz Samantha Cunha, gerente de Política Industrial da CNI.

A indústria de transformação tem enfrentado desafios para aumentar a produção devido à baixa demanda. A produção do setor no Brasil está há quatro trimestres consecutivos em queda, e o desaquecimento é observado também no restante do mundo. Dados da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) mostram que a produção industrial global está estagnada em 2023. O cenário externo, marcado por elevadas incertezas, é tido como principal fator de baixo crescimento da indústria. Em relação à produtividade mundial do trabalho, de acordo com estimativa do Conference Board, as expectativas são de baixo crescimento em 2023, após a estagnação registrada em 2022.

 

Fonte: Portal Revista Veja e SBT News


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *